Taxas de Administração: Como Elas Impactam Seus Investimento

As taxas de administração são as taxas que fazem referência aos custos envolvidos ao redor de um investimento, de maneira mais precisa, para sua gestão e manutenção. As taxas sofrem variações múltiplas, que vão do tipo de investimento até os valores desses.

Saiba mais: Simples Nacional: O que é e como o regime tributário é benéfico

Saiba mais sobre as Taxas de Administração 

De maneira prática, a taxa é a remuneração que o gestor ou a instituição financeira recebe para administrar o investimento, caracterizado pela gestão, análise de ativos, pesquisa de mercado, operações de compra e venda, entre outros. Essa, por sua vez, é cobrada de modo periódico, podendo ser anual, semestral ou mensal. Seu cálculo é feito sobre o valor que foi investido.

Nesse sentido, é importante ficar atento ao valor da taxa antes de optar pelo fundo que faz referência a ela pois, dependendo da porcentagem cobrada, pode ter um alto impacto nos retornos à longo prazo.

Impactos das taxas de administração

São diversos os impactos das taxas de administração. Aqui, é válido ressaltar que mesmo sendo cobrado periodicamente, a longo prazo pode prejudicar, com alto impacto, seus investimentos. A título de exemplo, se uma taxa está em 2% ao ano, por exemplo, em 10 anos, ela vai consumir uma alta parte dos seus investimentos.

É importante ainda verificar se a rentabilidade ofertada pelo investimento ou fundo compensa o valor das taxas cobradas.

Há diversos outros impactos da cobrança de taxa e é importante ficar atento a dicas que minimizem esse problema. Pesquisar antes de investir, por exemplo, é uma medida urgente para quem atua com investimentos. Compare, portanto, as taxas de admnistração de diversos fundos e produtos financeiros com atenção antes de tomar qualquer decisão.

Caso, ainda assim, você opte por um fundo com taxas altas, faça investimentos a longo prazo nesse, uma vez que a rentabilidade tende a ser maior ao longo dos anos, o que pode até cobrir o impacto das taxas.

É válido ainda, assim como qualquer investimento, investir em diversificação de ativos. Isso faz com que as taxas de administração sejam diferentes, equilibrando os vários produtos com custos variados.

Tipos comuns de taxas de administração 

Pensando de maneira prática, trouxemos abaixo uma lista com os principais fundos de investimento e, deles, o valor de cada taxas de administração e seu impacto.

  • Fundos de Investimento

Os fundos são a opção mais comum do mercado financeiro. São diversos fundos e as taxas sofrem variações. Os de renda fixa, por exemplo, são baixas, ficando entre 0,5% a 2% ao ano, sendo um ativo de baixo risco.

Os fundos de mercado, assim como os fundos de ações, exigem uma gestão mais complexa, ficando as taxas entre 1% a 3% ao ano. Já os fundos imobiliários tem taxas que variam entre 0,5% a 2% ao ano.

  • Tesouro Direto

Esse tipo de investimento é simples e acessível, caracterizado por títulos públicos governamentais. As corretoras intermediam essa compra e venda, ficando entre 0,25% a 0,5% ao ano.

  • Certificados de Depósito Bancário CDB

O CDB é uma aplicação de renda fixa que é emitida pelos bancos, não tendo, portanto, uma taxa de administração característica. Porém, o banco tende a cobrar uma taxa de custódia, já que acompanha de perto o investimento, sendo uma taxa baixa.

  • Previdência Privada

As taxas de previdência privada variam entre 0,5% a 3%, sendo um investimento a longo prazo que garante uma aposentadoria tranquila.

Por fim, as taxas de administração são um fator importante para ser levado em conta antes de realizar qualquer investimento. Fique atento a essas e tenha bons retornos financeiros.

Veja ainda: Sistema ERP: Chave para a automação e integração nos negócios

Deixe um comentário