Saúde Financeira: Como Manter Suas Finanças em Equilíbrio

A saúde emocional é impactada, de forma direta, pela saúde financeira. Nessa perspectiva, o acúmulo de dívidas tem impacto negativo considerável na saúde financeira e, por isso, medidas para recuperar o crédito são urgentes e devem ser aplicadas desde as finanças pessoais até o mercado financeiro em larga escala.

Por isso, é importante buscar o equilíbrio financeiro, o qual é marcado por ações ministradas por uma planejamento de excelência, disciplina e ação, tudo isso de maneira estratégica, para que sejam, de fato, efetivas.

Veja ainda: Open Banking: O Futuro das Finanças na Palma da Sua Mão

Medidas para Recuperar Crédito – Saúde financeira

A partir daí, é importante analisar diversas variáveis e colocar em prática as medidas indicadas para recuperar o crédito com maestria, sanar as dívidas e promover a saúde financeira. 

Entre as medidas aplicáveis, o primeiro passo é analisar, de maneira ampla e minuciosa, todas as suas finanças. Isso deve ser feito de forma prática e, por isso, recomendamos que todas as dívidas sejam listadas e, dentro dessas, os valores, números de parcelas, prazos e taxas de juros.

Dessa forma, o processo fica mais intuitivo e fácil de analisar, direcionando também as ações que devem ser realizadas a partir dessa análise.

É importante ainda criar um orçamento comprometido com a realidade. Deve ser caracterizado por uma estrutura clara, já que assim controla os gastos e facilita o direcionamento de recursos para quitas as dívidas. Aqui, todas as despesas e as receitas devem ser listadas, para identificar, de modo fácil, quais custos podem ser cortados.

Cortes e Renegociações 

Nesse contexto, os principais cortes para garantir a saúde financeira devem ser feitos são as dívidas que possuem altos juros, como por exemplo as dívidas de cheque especial e, também, de cartão de crédito. Isso porque tais dívidas crescem de maneira exponencial, com juros abusivos e podem culminar em dívidas altíssimas em curto prazo de tempo.

Aqui, uma dica para reduzir essas dívidas é entrar em contato direto com os credores e tentar renegociar o valor dessas uma vez que diversas instituições financeiras dão condições especiais para sanar dívidas, como a redução de juros ou parcelamentos mais acessíveis, para facilitar o pagamento.

Consolidar dívidas – Saúde Financeira 

Uma outra estratégia que tende a favorecer a saúde financeira é consolidar as dívidas. As instituições financeiras e os bancos oferecem a possibilidade de consolidas as dívidas em um único empréstimo. Aqui, é possível ainda reduzir os juros após tal acordo, o que com os pagamentos sejam simplificados e, também, tenha o custo final da dívida reduzido.

Por fim, é importante evitar novas dívidas  e financiamentos não essenciais enquanto estiver se movimentando para sanar as outras. Aqui, o cartão de crédito é uma das ferramentas que mais devem ser usadas com atenção e, por isso, deve ser usada com moderação.

Somado a isso, uma educação financeira é urgente. Se possível, faça cursos ou monitorias com profissionais sólidos e capazes, que tenham como objetivo majoritário a saúde financeira. É importante, ainda, investir tempo em aprender sobre planejamento financeiro, orçamento e formas de economizar.

É importante ainda ter uma mentalidade clara e sólida financeiramente. É válido levar em conta que sair das dívidas não é um processo rápido ou fácil, mas é possível com estratégica e disciplina. Manter o foco e entender que é um processo a longo prazo faz com que as decisões tomadas sejam claras e positivas.

Veja também: Histórico de Crédito: Guia para Entender Sua Pontuação

Deixe um comentário