A portabilidade de empréstimo consignado é hoje uma opção cada vez mais buscada como modo de sanar dívidas ou, ainda, como a possibilidade de melhoraras condições do crédito já contratado. De maneira simplificada, a alternativa é a transferência de uma dívida de uma instituição financeira para outra, com as mesmas condições de pagamentos, porém, com possibilidades melhoras para quitá-las.
O empréstimo consignado é, por sua vez, uma modalidade de crédito pessoal na qual as parcelas da dívida são descontadas de modo direto, isto é, já na folha de pagamento de quem solicitou o empréstimo. Esse desconto é feito desse modo para que o risco de inadimplência seja reduzido, o que faz com que as instituições de crédito, combinem em taxas de juros baixas quando comparado com outros empréstimos.
Assim, a portabilidade oferece, por exemplo, a redução das taxas de juros, a possibilidade de alongar o prazo de pagamento e, até mesmo, de obter melhores condições dentro das variáveis que envolvem o pagamento do empréstimo.
Saiba mais: Cartão Black: Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre o benefício
Como funciona a Portabilidade de empréstimo consignado?
A portabilidade é uma ferramenta regulamentada pelo Banco Central do Brasil, o que significa que há transparência e segurança para o consumidor durante a transação.
Para realizar essa transação é necessário, primeiramente, pesquisar em diferentes instituições financeiras, quais serão os prazos de pagamentos dessa e suas condições de juros, aqui, as que oferecem taxas mais baixas, representa uma maior economia quando levada à longo prazo.
Em seguida, é só fazer a solicitação da portabilidade. A partir daí, uma nova instituição entrará em contato para obter todos os dados que envolve o empréstimo, como saldo devedor, número de parcelas que ainda restam e, também, os juros aplicados que a envolvem.
A instituição fará uma análise completa de crédito, levando todo o seu perfil financeiro em consideração. Quando for aprovado, o empréstimo irá para a instituição financeira solicitada, que vai assumir a dívida por completo e aplicar os descontos.
Será firmado, portanto, um contrato, com detalhes sobre todas as condições negociadas.
Benefícios da portabilidade de empréstimo consignado
São diversos os benefícios da portabilidade de empréstimo consignado. Listamos alguns deles abaixo:
- Taxas de Juros – Lavandaria
A possibilidade de negociar as taxas de juros são um excelente atrativo já que reduz o custo do empréstimo final.
- Melhores condições de pagamento
Além da taxa citada acima, os prazos podem ser alongados, o que faz com que as parcelas mensais sejam menores, garantindo uma maior estabilidade em seu planejamento financeiro mensal.
- Sem necessidade de quitar a dívida anterior
No novo empréstimo, há a possibilidade de contratar o novo crédito sem quitar a dívida anterior. Isto é, a dívida é transferida diretamente, sem saldar o saldo devedor, facilitando a mudança, além de não exigir desembolsos extras.
- Facilidade e Agilidade
O processo é simples e quase instantâneo, já que a instituição financeira fica com toda burocracia, feita de modo automatizado.
Cuidados com a portabilidade de empréstimo consignado
A portabilidade de empréstimo consignado ainda que benéfica, tem alguns pontos a serem levados em consideração antes de optar por essa.
Entre os cuidados que devem ser tomados está a comparação entre as condições oferecidas pelas diversas instituições. Aqui, é válido levar em conta o custo total, ou seja final, do empréstimo.
É importante, ainda, verificar o prazo de transferência das parcelas, isso vai garantir que o pagamento não seja feito de modo duplicado ou que tenha atraso nas parcelas.
Por fim, leia com atenção o novo contrato antes de assinar, incluindo os prazos, encargos e as taxas de juros, para certificar que estejam de acordo com as novas condições.
Análise a possibilidade da portabilidade de empréstimo consignado e veja se encaixa dentro do seu planejamento financeiro.
Veja ainda: Tesouro RendA+: O Caminho para uma Aposentadoria Tranquila