As criptomoedas ganham cada vez mais espaço dentro do mercado financeiro. Nomes como Ethereum e Bitcoin são procurados com frequência por investidores que visam altos lucros. Há, ainda, uma criptomoeda conhecida como memecoins, que vem atraindo um público múltiplo, por ter uma natureza, no mínimo, peculiar.
Os memecoins são criptomoedas que tem como base os memes da internet ou, também, temas de cultura pop, sendo uma maneira didática de lidar com o mercado financeiro. O objetivo majoritário dos memecoins é atrair usuários, uma vez que os memes e a figura popular abrange um público diversos e grande.
Ainda assim, com a moeda é possível ganhar valor, isto é, é possível usá – la como uma reserva de valor, já que se comportam como ativos. Porém, tem uma maior volatilidade quando comparadas a outras já que seus preços são impulsionados por tendências pontuais de mídia social e o entusiasmo dessa comunidade.
Veja ainda: Commodities: O Que São, Quais os Tipos e Como Investir
História das memecoins
As memecoins foram criadas em 2013, com a primeira moeda, a Dogecoin. A moeda surgiu inspirada no meme do cachorro Shiba Inu, que viralizou na internet no mesmo ano. A criação que foi realizada como uma brincadeira, cresceu em popularidade e grandes nomes da globalização, como Elon Musk, compraram a ideia e disseminaram sobre, o que gerou um alto valor agregado a moeda.
Depois da Dogecoin surgiram diversas outras, sendo as mais populares a SafeMoon, Akita Inu e Kishu Inu, todas com nomes e conceitos que remetem a piadas virais, memes e animais, o que desperta no consumidor uma conexão emocional, tendo como base sua relação com a internet e as redes sociais como um todo.
Como as memecoins funcionam?
As memecoins, assim como qualquer outra criptomoeda, opera em plataformas descentralizadas que tem como base a tecnologia blockchain. Não são, portanto, controladas por nenhuma entidade com viés financeiro centralizado, como banco ou governo, o que faz com que as transações sejam mais seguras, transparentes e rápidas.
O diferencial das memecoins e das criptomoedas comuns é o modo como é feito o ganho de valor. Aqui, o valor da memecoins é diretamente proporcional ao seu alcance na comunidade e a uma certa especulação em torno dessa, ao invés de algo mais palpável no mundo real.
O valor é, portanto, resultado do engajamento da comunidade. Desse modo, um grupo seleto de investidores em plataformas como Twitter, Discord e Reddit se reunem e, junto, alavancam a moeda, fazendo compras e vendas dessa em massa, o que faz com que o ativo fique a mercê de flutuação imprevisíveis e rápidas.
Saiba mais sobre
Ainda que seja um potencial investimento já que os ganhos são tão expressivos como seu alcance, as memecoins têm um risco enorme. Isso porque é de uma volatilidade extrema, sendo comum as flutuações.
Chamam atenção, ainda, pela falta de fundamentos, isto é, não tem um propósito claro, o que dificulta seu valor a longo prazo, diferente das outras moedas que tem uma utilidade real nos sistemas descentralizados, podendo ser usadas para realizar transações comerciais.
A moeda é, ainda, dependente de especulação, o que faz com que esteja no hype em alguns momentos e em outros não tenha nenhum ou pouco valor agregado. Por fim, depende da manifestação de toda uma comunidade para se manter em alta, o que pode mudar em questão de segundo.
As memecoins são, portanto, um fenômeno único dentro das criptomoedas, misturando cutura da internet e mercado financeiro. Ainda que atrativas, exige atenção por sua volatilidade.
Veja ainda: ROA: Tudo sobre esse importante indicador financeiro