O Investimento em Startups é hoje um dos capitais com altos potenciais de retornos favoráveis. Aqui, há, porém, riscos consideráveis por serem novas, ao contrário de empresas sólidas e antigas que já possuem um histórico financeiro favorável e estável. Nessa perspectiva, os investimentos em startups combinam análise cuidadosa e visão estratégica, levando em conta uma visão clara de todas oportunidades e, também, dos riscos envolvidos.
Confira: Investimento em Ouro: Vantagens, Desvantagens e Como Começar
Modelo de Negócio de Startups – Investimento em Startups
Uma das prioridades a ser analisada antes de promover o Investimento em Startups é entender o modelo de negócio dessa. Aqui, é importante observar se a empresa está com algum problema e como é o modo de resolução desse e, também, sua proposta de valor, uma vez que a soma desses tendem a definir o sucesso a longo prazo da empresa, já que favorece o posicionamento da empresa dentro do mercado em questão.
É importante analisar ainda se as soluções problemas são escaláveis, e se o mercado é crescente tanto para o serviço quanto para o produto. Tudo isso favorece o sucesso do investimento.
Um outro elemento crítico a ser analisado antes de investir em uma startup é a equipe fundadora dessa. Isso porque o combo visão, experiência e capacidade de execução é primordial no funcionamento do projeto e na sua constante ascensão.
São responsáveis, portanto, pela correção de falhas e, também, pela adaptação da empresa de acordo com as demandas atuais que surgem do mercado. Logo, a excelência dessa atuação fazem com que a empresa tenha um bom desempenho contínuo, resultando em um alto valor agregado.
Análise de Crédito e Projeções Financeiras – Investimento em Startups
A Análise de Mercado, assim como a da concorrência, deve ser feita a risca antes de realizar qualquer tipo de Investimento em Startups. Nessa perspectiva, deve ser analisado o tamanho do mercado assim como a velocidade em que ele está crescendo. É importante analisar ainda se a startup faz parte de um mercado saturado, o nível dos concorrentes e, também, se tem entradas de barreira baixas, favorecendo o risco.
É importante, ainda, analisar as projeções financeiras e, também, o fluxo de caixa da empresa. Dentro dessa perspectiva, é importante avaliar todas as previsões de despesas, receita e, também, da importância de capital de giro futuro. A análise minuciosa disso tende a determinar se a Startup terá saúde financeira a longo prazo.
Uma dica aqui, é analisar a taxa de queima de caixa, a qual analisa o modo como a empresa financia e gere todas as suas operações. Toda a estratégia de crescimento econômico para o futuro e, também, estratégias de monetização são fatores imprescindíveis em análises de riscos.
Oportunidades e Riscos
É urgente ainda realizar uma avaliação de risco e, de modo geral, as oportunidades envolta nos Investimento em Startups. As duas forças devem ser, portanto, equilibradas. Entre os riscos, é importante catalogá – los como financeiros, podendo ser pela falta de liquidez e, também, pelo burn rate alto. Há, ainda, os tecnológicos, marcados pelos riscos em falhas de produto ou inovação e, ainda, o de mercado, que gerem as mudanças inesperadas na regulação e nas preferências dos consumidores, entre diversos outros cenários.
Em relação as oportunidades é importante analisar a capacidade de escalar rapidamente e, também, a existência de proposta de valor únicas. Além disso, é bom analisar também o potencial de crescimento do mercado, em todos os setores.
Portanto, é urgente analisar as fraquezas, as oportunidades, as ameaças e as forças, para organizar e analisar os pontos altos e baixos da Startup de modo geral antes de prosseguir o Investimento em Startups.
Veja ainda: Histórico de Crédito: Guia para Entender Sua Pontuação