Um dos tópicos financeiros mais procurados é o assunto moradia. Entre as principais dúvidas que permeiam o tópico está qual opção é mais vantajosa, a compra ou o aluguel de um imóvel. São diversas as variáveis que devem ser levadas em conta e, por isso, analisamos cada vantagem e desvantagem em torno desse assunto para facilitar sua decisão.
Veja ainda: Despesas Variáveis: Como Identificá-las e Assumir o Controle
Comprar um imóvel é vantajoso?
Vantagens
Nesse sentido, a compra de um imóvel é, inclusive, uma forma de investimento de anos e que tem alta adesão da população brasileira, sendo fonte de renda primária ou secundária de diversas delas. Essa é, inclusive, uma das vantagens da compra, a possibilidade de uma renda extra, levando em conta, ainda, que o imóvel pode ser vendido no futuro e gerar dinheiro, o que explica seu uso como forma de investimento.
Outra vantagem considerável é ter o seu patrimônio próprio, que tende a se valorizar ao longo do tempo, como já citado acima. Em paralelo a essa, a estabilidade também atrai quando o assunto é compra de imóvel. Isso porque não se preocupar se o aluguel vai ou não aumentar ou se o proprietário pode pedir o apartamento a qualquer momento é uma ótima vantagem.
Por fim, mas não menos importante, a possibilidade de personalizar o apartamento ao seu modo é bastante atrativo. O imóvel permite, portanto, reformas e as mais diversas personalizações sem necessidade de aprovação externa.
Desvantagens
Assim como qualquer investimento, há desvantagens consideráveis a serem levadas em conta na compra de um imóvel. Entre elas, o compromisso financeiro é elevado, exige, portanto, um alto investimento inicial, como escritura, entrada e impostos e, muita vezes, há o financiamento que pode perdurar por anos.
É importante levar em conta ainda que a compra de um imóvel resulta na falta de mobilidade, já que pode ser mais difícil de vender, sobretudo em casos urgentes.
Ter uma casa é, ainda, muito caro. O proprietário é responsável por todos os custos que envolvem a manutenção, e também por eventuais reformas. Por fim, há um alto risco de desvalorização, ainda que em grande parte não ocorra essa situação é importante levar em conta.
Aluguel de imóvel
Para além da compra, alugar um imóvel é também uma opção excelente para quem deseja uma casa própria. E, assim como a compra, há vantagens e desvantagens em torno dessa opção.
Entre as vantagens, a mais atrativa é a flexibilidade. Aqui, a possibilidade de mudar de local com facilidade é a opção ideal para quem tem um estilo de vida nômade e dinâmico.
O custo inicial é também extremamente baixo quando se comparado a uma compra. Isso porque não há a necessidade de pagar impostos ou qualquer tipo de entrada, assim, o custo inicial tende a ser só o depósito referente ao primeiro aluguel.
Um outro benefício é que não há responsabilidade de realizar manutenção estrutural, uma vez que as grandes manutenções do contrato são de responsabilidade total do proprietário.
Você pode, ainda, alugar um imóvel melhor, em uma localização privilegiada e até mesmo mais caro, o que não seria acessível, provavelmente, para compra.
Desvantagens
Ainda que menores, as desvantagens do aluguel de imóvel devem ser levadas também em conta. O inquilino fica a mercê do aumento do aluguel, sobretudo anual, o que tende a tornar o valor bem alto ao longo dos anos. Aqui, o patrimônio ainda não é do inquilino, não sendo um investimento e portanto, sem retorno a longo prazo.
É uma opção, ainda, incerta. Isso porque o contrato pode ser renovado ou não, e o inquilino pode ser obrigada a procurar outro lugar.
A personalização é, também, limitada, já que tem regras a seguir quando o assunto é mudança no imóvel, de pequenas a grandes reformas.
São diversas as vantagens e as desvantagens em torno do assunto e, por isso, devem ser analisadas com atenção.
Saiba mais sobre: Seguro de Vida: Características, Vantagens e Desvantagens