O Gross Merchandise Volume, GMV é um dos indicadores mais comuns dentro do setor varejista ou de e-commerce. Em tradução livre, o indicador faz referência ao Volume Bruto de Mercadorias, isto é, mede todo o valor das vendas de uma empresa em um período de tempo determinado. É, portanto, um indicador potencial para medir o sucesso de uma empresa e suas possibilidades à longo prazo.
Nessa perspectiva, o índice inclui todos os produtos vendidos, sem descontar nenhuma variável, como comissões, descontos ou devoluções. É, portanto, a representação bruta das vendas da empresa, fornecendo, portanto, uma visão objetiva e clara da quantidade de transações realizadas.
Dessa forma, o indicador é ideal para modelos de negócios, como marketplaces e e-commerce, nos quais a quantidade de transações é o pilar base para o sucesso dessa. É possível detectar, ainda, por meio desse indicador, a popularidade e o crescimento dos negócios, sem qualquer interferência externa.
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GMV e sua Importância
O GMV tem grande adesão dos empreendedores, sobretudo os que atuam no comércio varejista online ou, ainda, em marktplaces. Nessas circunstâncias, o indicador é um medidor fiel do interesse do consumidor em tal produto, assim como da popularidade desse e, ainda, da eficácia, e alcance, das campanhas de marketing.
De maneira geral, o GMV é uma excelente métrica de vendas ao longo do tempo. Quando alto, pode ser que a empresa esteja em crescimento constante e, também, que esteja atraindo um maior público consumidor, fato importantíssimo para gestores e investidores.
O potencial de mercado é também medido por esse indicador. Isso porque o GMV mostra o quanto a plataforma está sendo movimentada, o que mede o potencial dessas vendas em um segmento ou em um nicho de mercado.
Partindo do princípio citado acima, o indicador é útil nas tomadas de decisões. Aqui, o ajuste de campanhas de marketing, por exemplo, são influenciados por ele, assim como melhorias na experiência do cliente e, também, expansão dos produtos. Indica, portanto, área que exige mais foco e investimento.
Além disso, é crucial para analisar o desempenho entre empresas. Permite, portanto, comprar o volume de vendas de empresas de diversos mercados e portes, o que pode facilitar o entendimento e até mesmo as tendências do setor, identificando os potenciais sucessos dentro do meio.
Cálculo de GMV
O cálculo do indicador é simples, já que é o total de vendas sem levar em consideração nenhum descontos. A fórmula é feita, portanto, por meio da multiplicação do número de unidades vendidas pelo preço de cada item.
GMV = Número de Unidades Vendidas x Preço de Venda de Cada Item
A título de exemplo, se uma loja vendeu, por exemplo, 1.000 unidades de um produto que tem como preço R$100,00, o GMV fica em R$100.000.
Para deixar ainda mais prático o uso do indicador, trouxemos mais um exemplo:
Uma loja vende três tipos de produtos diferentes em um marketplace, sendo A, B e C.
- Produto A – 100 unidades a R$50,00
- Produto B – 200 unidades a R$150,00
- Produto C – 300 unidades a R$200,00
Assim, o cálculo do GMV seria da seguinte forma:
- GMV = (100X R$50) + (200 X R$150) + (300 X R$200)
- GMV = (5000 + 30000 + 6000) = R$14.000
Logo, o GMV final é de R$14.000
Em síntese, o GMV é a métrica do impacto das vendas de todos os modelos comerciais que tem como base de lucro o volume de transações. Ainda que não mostre, de maneira efetiva, o lucro líquido ou, ainda, a rentabilidade da empresa, é um indicador ideal para analisar o modo como as vendas são realizadas e, também, o comportamento do consumidor.
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