Fundos ETFs: O Que São e Como Impulsionam Investimentos

Os Fundos ETFs (Exchange-Traded Funds) ganha cada vez mais o mercado financeiro por seu baixo custo, sua flexibilidade e diversificação. Os populares Fundos de índice, são fundos negociados na bolsa de valores de modo similar as ações. Buscam, portanto, fazer uma réplica da performance de um índice de mercado.

Aqui, ao invés de fazer compras de ações, são comprados cotas do ETF. Assim, já vem com uma carteira de mercado diversificada de ativos. Como exemplo prático, temos um ETF que replica o IBOVESPA, assim, estará comprando diversas ações de empresas que já fazem parte desse índice, evitando o trabalho de escolher ação individual.

Confira: Investimento em Startups: Oportunidades e armadilhas do setor

Funcionamento – Fundos ETFs

Os Fundos ETFs tem um funcionamento quase intuitivo. Esse, é caracterizado pela compra de cotas de um fundo dentro da bolsa de valores. Cotas, as quais, demonstram uma fração de ativos que formam o índice de investimento do fundo.

Nessa perspectiva, o preço do ETF sofre flutuações que são resultado das variações dos ativos do fundo que o compõe. Assim como citado, o ETF BOVA 11 investe nas ações da empresa citadas no IBOVESPA, logo, o valor de ETF sobe, junto com o índice. Em síntese, é uma aposta na valorização de um setor.

Vantagens 

Os ETFs possuem diversas vantagens que tendem a atribuir diversos tipos de investidores e perfis. Entre eles, há a diversificação a baixo custo, isso porque é investido em um conjunto de ativos, o que faz com o risco do investimento seja diluído.

Isto é, a possibilidade de grandes perdas se ocorrer um desempenho negativo em um setor específico ou em uma empresa é mínimo.

Uma outra vantagem é a baixa taxa de administração, uma vez que eles replicam um índice, não possuem uma gestação ativa. É, portanto, uma opção útil para investimentos já que pessoas buscam investimentos de baixo custo e, também, a longo prazo.

Tem ainda uma excelente liquidez e facilidade de negociação, ou seja, é possível a compra e venda de cotas a qualquer momento, o que resulta em uma alta liquidez, não precisando, portanto, aguardar, o fechamento do fundo para receber o valor.

Transparência e Acessibilidade – Fundos ETFs 

Uma outra vantagem é a transparência, uma vez que os índices replicados são conhecidos de modo amplo. Logo, o comportamento é previsível, já que sabe de modo seguro quais ativos estão sendo investidos.

Tem, ainda, uma alta acessibilidade, já que possuem valores mínimos de investimentos baixos. Logo, isso permite que investidores com baixo capital se exponham a uma carteira diversificada de ativo, o que quando comparado a compra de ações individuais tem um maior valor.

Investimentos – Fundos ETFs

O modo de investimento do Fundos ETFs é prático e intuitivo. Confira o seguinte passo a passo:

  • Abrir uma Conta

Aqui, é importante buscar uma corretora de valores que ofereça acesso a um mercado múltiplo de ações. No Brasil contamos com diversas plataformas online que facilitam esse investimento, por isso é importante pesquisar antes.

  • Escolha o ETF Correto

É importante avaliar o perfil de risco do investidor e, também, os seus objetivos financeiros. Nacionalmente, o mais impactante, hoje, é o BOVA11 (IBOVESPA) e, internacionalmente, temos o IVVB11, que replica o índice S&P 500.

  • Compre o ETF na bolsa

A partir daí, é só comprar um na bolsa de valores, do mesmo modo que compra ações. A compra é via código de negociação e o preço sofre variações de acordo com o mercado.

  • Acompanhe o Desempenho

É importante acompanhar o desenvolvimento do mercado, por meio dos índices de mercado, que podem sofrer variações.

Aproveita a oportunidade, acompanhe as dicas e invista em novas formas de investimento.

Veja ainda: Economia Circular: O Futuro da Sustentabilidade e dos Negócios

Deixe um comentário