Os Fundos DI são os fundos de investimento em renda fixa, opção ideal para os investidores com perfil de baixo risco. Desse modo, são fundos que aplicam, sobretudo, em ativos de renda fixa, como por exemplo títulos públicos, que são emitidos pelo Tesouro Nacional e os Certificados de Depósito Bancário, os populares CDBs, dos grandes bancos.
Nessa perspectiva, esse tipo de investimento proporciona aos investidores uma rentabilidade que é usada como base para operações financeiras futuras de curto prazo. Isso porque sua rentabilidade é próxima a`taxa CDI, ainda que possa sofrer alterações de acordo com a composição da carteira do fundo.
A alta adesão a esse tipo de fundo é decorrente da sua segurança e previsibilidade, sendo a opção ideal para quem busca investimentos de baixíssimos riscos e, também, objetivam uma rentabilidade estável.
Veja ainda: Do Meme a Fortuna: O fenômeno dos Memecoins
Funcionamento dos Fundos DI
O funcionamento dos Fundos DI é simples e objetivo. A gestão do investimento é mediada por profissionais competentes e especializados, que selecionam os tipos de ativo de alto valor agregado de acordo com a estratégia do fundo.
De modo didático, o investidor aplica o seu dinheiro no fundo e, como moeda de troca, tem a rentabilidade do portfólio de ativos que o fundo escolhido investe.
É importante ressaltar ainda que esse tipo de fundo tem baixa volatilidade, já que tem como objetivo majoritário superar a inflação e, assim, garantir uma rentabilidade que seja superior à poupança, um investimento tradicional, tudo isso sem oscilações exacerbadas no valor da cota.
Vantagens e Desvantagens dos Fundos DI
Os investimentos são uma ferramenta de risco e, com os Fundos DI não seria diferente, ainda que os riscos sejam menores. Há, porém, excelentes vantagens que devem ser consideradas antes de optar por esse tipo de investimento.
Entre as vantagens estão:
- Segurança
Em sua maioria, os fundos são compostos por CDBs e títulos públicos, todos de instituições grandes e confiáveis, o que faz com que o risco de inadimplência seja mínimo.
- Liquidez
A liquidez tende a ser boa, ou seja, você pode resgatar o seu investimento sem burocracia e a qualquer momento, ainda que alguns tenha um período mínimo de carência.
- Rentabilidade Competitiva
A rentabilidade não é alta, porém, é competitiva, já que é maior que fundos tradicionais, como a poupança, sendo um dos fatores de maior relevância para os investidores.
- Baixo custo de Administração
As taxas de administração desse tipo de fundo são mínimas, o que faz com que o investimento fique ainda mais atrativo.
- Diversificação
Os fundos investem um uma múltipla variedade de ativo de renda fixo, isso favorece a proteção do capital e, ainda, diversifica os investimentos.
Assim como citado acima, ainda que mínima, as desvantagens do fundo devem ser analisadas. Entre elas há a rentabilidade menor quando em comparação a fundos mais arriscados, já que a estratégia é mais conservadora e a volatilidade dos fundos é menor, o que pode instigar os investidores a buscarem fundos mais rentáveis, como o investimento em ações.
Além disso, assim como qualquer outro, os fundos tem a aplicação de Impostos durante todo o tempo que fica investido, sendo a alíquota variável de 22,5% a 15%, de acordo com o prazo de aplicação, o que deve ser levado em conta antes dos investimentos.
Os Fundos DI são, portanto, um excelente investimento para os investidores conservadores, que desejam que o seu capital seja maior que a poupança e com uma rentabilidade potencial e interessante. A liquidez é ainda um ponto forte desse tipo de investimento, assim como a diversificação da sua carteira.
Confira também: Emolumentos: Entenda o que são e como são calculados no Brasil