O fundo multimercado está entre as opções de investimento mais procuradas por investidores que estimam uma carteira diversificada com alta rentabilidade. O tipo é um excelente investimento para quem visa flexibilidade, buscando explorar diferentes classes desse tipo de ativos sem montar, por si só, uma carteira complexa.
Veja ainda: Simples Nacional: O que é e como o regime tributário é benéfico
Saiba mais sobre o fundo multimercado
De maneira prática, o fundo multimercado atua por meio da aplicação de diferentes ativos, entre eles títulos públicos, ações, commodities, câmbio e fundos imobiliários. Sua incorporação pelos investidores tem sido alta por dar ao gestor liberdade para escolher ativos que são mais rentáveis, de acordo com o seu objetivo à longo prazo e com seu perfil de risco de vindo.
Nessa perspectiva, o fundo é múltiplo, isto é, atua em diversas frentes, contrariando, por exemplo, os fundos de ações que são exclusivos para essas. É, portanto, a opção ideal para quem busca versatilidade e, também, para quem deseja se proteger contra riscos que são específicos de um só mercado.
Como funciona o fundo multimercado e suas vantagens
O fundo multimercado é gerido por um profissional capacitado em finanças que é o responsável por tomar todas as decisões de investimentos. De modo didático, o gestor aplica o capital de fundo em diversos ativos diferentes e faz, com frequência, a manutenção desses recursos de acordo com suas estratégias, tendo como base uma análise do mercado como um todo.
Nesse contexto, são diversas as vantagens do fundo, sendo a principal delas a possibilidade de diversificação marcada pela aplicação em diferentes classes de ativos. Isso faz com que o risco seja diluído e, além disso, aumenta as chances de retornos positivo, já que são diferentes fontes de renda.
A gestão profissional nesse tipo de investimento é também um excelente atrativo. Você conta com a expertise desses profissionais, que combinam experiência e inteligência em decisões estratégicas favoráveis e em tempo real, o que tende a aumentar a rentabilidade do fundo.
Assim, as estratégias atingidas por esses são mais complexas, ficando o cliente em contato com investimentos sofisticados, entre eles uso de derivativos, operações de hedge, entre outros, que exigem um alto nível de conhecimento para aplica-las.
Um outro benefício do fundo é a flexibilidade na alocação de recursos. Assim como já citado acima, tendo as informações corretas, é mais fácil e mais efetivo fazer os ajustos necessários nos investimentos.
Por fim, são considerados fundos acessíveis, já que estão disponíveis para investidores com diversos perfis, assim como valores de aporte. Além disso, o investimento inicial é baixo quando se comparado a outros investimentos.
Desvantagens
O fundo multimercado, assim como qualquer fundo de investimento, tem demandas que devem ser consideradas com atenção.
As taxas, por exemplo, é uma delas. Diversos fundos multimercado cobram taxas de performance e de administração, o que reduz, de maneira considerável, a rentabilidade líquida do investimento, sendo importante analisar essas antes de optar por esse ativo.
É válido ressaltar ainda que há um perfil de risco, ainda que baixo. A multiplicidade do portfólio e sua acessibilidade pode resultar em uma composição com ativos de alto risco, como commodities, favorecendo a volatilidade nos resultados.
Por último, a liquidez desses fundos é baixa,isto é, os prazos para resgates são muito maiores quando comparados a outros fundos, o que dificulta o acesso imediato ao dinheiro.
O fundo multimercado é uma opção excelente para quem deseja diversificação e gestão de excelência. Analise os prós e contras desse ativo e diversifique seus investimentos.
Saiba mais: Sistema ERP: Chave para a automação e integração nos negócios