Fundo Cetipado: Entenda a Segurança e a Transparência do fundo

O Fundo Cetipado tem como base a plataforma CETIP, a qual integra a B3, Bolsa de Valores Brasileira. Nesse sentido, a CETIP é uma instituição financeira que é responsável pela custódia e, também, pela liquidação dos ativos financeiros no nosso país. Seu reconhecimento é a nível global, já que oferece excelência em todos os seus produtos, tendo como base um sistema seguro de negociação.

O conceito de fundo cetipado é, portanto, o fundo que tem seus ativos registrados e administrados por essa plataforma. Esse, garante, portanto, que os seus ativos estejam custodiados de maneira correta e, também, que a verificação desses seja feito de modo seguro e transparente.

De maneira prática, os fundos são mais comuns quando os investimentos usados são os renda fiza, como os LCAs, CDBs e LCIs, entre outros tipos de crédito. Porém, há a possibilidade de englobar também ativos que são custodiados, ou até mesmo negociados, pela CETIP/B3.

Veja ainda: Ticket Médio: O Que é, Como Calcular e seu Impacto nos negócios

Funcionamento do Fundo Cetipado 

O Fundo Cetipado tem como base de funcionamento a transparência e a segurança. Isso favorece a aquisição pelos investidores, já que tanto o processo de registro de ativos quanto as transações financeiras ocorrem de modo centralizado, o que garante a integridade do investimento, além de facilitar o seu acompanhamento.

Há algumas características do fundo que devem ser levadas em conta. Nesse sentido, a segurança é a maior delas. Aqui, é válido ressaltar que, como os ativos são registrados na CETIP/B3, o nível de segurança proporcionado é alto, sem risco de inadimplência ou, ainda, falhas na liquidação.

Uma outra característica pontual desse tipo e fundo é a transparência e o acesso as informações. Aqui, o investidor fica por dentro de tudo o que envolve o fundo, como os ativos que contém, a rentabilidade e a composição do portfólio. Com as informações centralizadas, as decisões futuras tomadas são claras e tendem a ser mais efetivas.

É válido citar ainda que, mesmo que os fundos cetipados envolvam, de maneira geral, os investimentos em renda fixa, pode sofrer variação quanto a liquidez. Aqui, porém, quando a plataforma é localizada como a CETIP, a liquidez tende a ser mais confiável e ágil, sendo um benefício para os investidores.

Vantagens 

Fundo Cetipado possui vantagens consideráveis, sobretudo em relação a transparência, controle e segurança.

Nessa perspectiva, como os ativos são manuseados pela plataforma B3, a possibilidade de fraudes ou falhas operacionais é mínima. Além de ofertar garantias de custódia de ativo e, também, de liquidação, o que desperta segurança no investidor.

A plataforma é centralizada e, por isso, o investidor tem todas as informações e os detalhes dessa, em um só lugar, o que faz com que o processo seja mais transparente e, ainda, que a segurança em relação ao o que está investindo seja aumentada.

Esse acompanhamento facilitado do portfólio por causa da centralização de ativos é, também, uma excelente estratégia, sobretudo para investidores iniciantes, já que a gestão tende a ser mais simples, além de facilitar a análise para decisões assertivas no futuro.

Por fim, assim como já relatado, os fundos cetipados contam com investimentos em títulos de crédito de baixíssimo risco, como por exemplo os LCIs e os CDBs, o que faz com que o investidor possa acessar diversos ativos, com rentabilidades diferentes, assim como prazos.

De modo geral, o Fundo Cetipado é a opção ideal para os investidores que objetivam transparência e segurança, com um perfil de investidor mais conservador, sobretudo em renda fixa. Porém, é importante analisar todas as características citadas antes de optar por esse fundo.

Leia também: Fundo Verde: Como Surgiu, Como Funciona e Se Vale Investir

Deixe um comentário