O termo FOFs é comum dento do universo dos investimentos. Esse, faz referência ao Fundo de Fundos, isto é, um fundo de investimento que realiza a aplicação dos seus recursos em outros fundos, indo contra aos fundos tradicionais, que são focados no investimento de ativos, como títulos, imóveis e ações, de maneira direta.
Nesse sentido, ao optar por esse tipo de investimento, o investidor passa a fazer parte de um conjunto múltiplo de fundos que tem uma gestão especializada. É o tipo de investimento ideal para quem deseja uma ampla diversificação e, ainda, o acesso à diversas estratégias diferentes em um só produto.
Veja também: Ticket Médio: O Que é, Como Calcular e seu Impacto nos negócios
FOFs e o seu funcionamento
O FOFs é didático, e seu funcionamento é prático e efetivo. O responsável por gerir o FOF analisa e escolhe os fundos que deseja investir, de acordo com uma estratégia pré definida, levando em conta o risco que está disposto a correr e a rentabilidade desse.
Aqui, o portfólio desse tipo de fundo é múltiplo, podendo ser composto por diversos perfis de fundos, o que reflete em uma carteira diversificada e prática, já que não é preciso selecionar cada ativo de investimento individualmente.
Entre as diversas opções de fundos que podem ser selecionados, estão os fundos de ações, que investem nas ações das empresas que estão listadas da bolsa de valores. Os fundos multimercados, que investem em diversos ativos, como câmbio, títulos públicos, entre outros.
Além desses há os fundos de renda fixa, caracterizados pelos investimentos em dívidas, como fundos de crédido e CDBs e, ainda, os fundos imobiliários, os populares FIIs, que investem no mercado imobiliário, por meio tanto da compra de cotas quanto dos imóveis.
Assim, cada FOF tem um gestor que direciona para a escolha do fundo de acordo com o perfil do investidor, fazendo uma análise minuciosa e detalhada desse para garantir a excelência do investimento e da estratégia escolhida.
Vantagens e Desvantagens do FOFs
O FOFs traz vantagens consideráveis, sobretudo em termos de diversificação. Aqui, um investimento único no fundo garante uma carteira múltipla e diversificada, com uma gama de ativos, o que reduz, de maneira considerável, o risco do portfólio.
É válido levar em conta ainda que esses fundos são geridos por profissionais especializados e de alto nível, que manuseiam o investimento a partir de sólidas análises dentro do mercado. Além disso, garante o acesso a fundos de alto nível e com acesso restrito, como fundos com requisitos específicos para fazer parte, ou valor mínimo de investimento elevado, só sendo possível o acesso, ao contrário dessas condições, por meio do FOFs .
Além de ter uma redução potencial do trabalho e da seleção, já que não precisa buscar cada fundo de maneira individual, o que simplifica todo o processo, principalmente no início dos investimentos.
As desvantagens, ainda que poucas, devem também ser levadas em conta já que quando o assunto é investimento, erros tendem a ter um alto potencial negativo.
Esse tipo de fundo conta com taxas de administração mais altas dos que os tradicionais, já que envolve uma gestão altamente especializada e multifacetada. Aqui, o menor controle sobre os investimentos também deve ser citado, isto é, caso o gestor vá contra o investidor, esse não consegue realizar uma alteração no portfólio de maneira individual, ilustrando o mínimo de controle direcionado para o investidor.
A multiplicidade e grandeza do fundo, caracterizada por um portfólio amplo e dinâmico, pode resultar em alguma perda de detalhes, o que potencializa levar a falta de transparência desse, sendo importante ficar atento aos detalhes de todo e qualquer investimento.
Portanto, o FOFs é uma excelente opção de investimento para quem busca um portfólio diversificado e um controle de risco maior, ainda que possa ter demandas consideráveis que devem ser levadas em conta.
Leia sobre: Fundo Verde: Como Surgiu, Como Funciona e Se Vale Investir