Finanças Empresariais: Erros Comuns e Rentabilidade Empresarial

As Finanças Empresariais são pautas que devem ser analisadas com frequência e, por isso, se tornam uma tarefa desafiadora. Nessa perspectiva, são elas a base do sucesso de pequenos e grandes negócios e, por isso, é importante saber como planejar e organizar as estratégias de finanças a fim de garantir a sustentabilidade e a saúde financeira de um negócio a longo prazo.

Confira também: Fluxo de Caixa: A Saúde Financeira da Sua Empresa

Estratégias de Finanças Empresariais

Orçamento Detalhado 

Esse, é a base de todo e qualquer planejamento das Finanças Empresariais , independente da meta e do prazo para a realização dessa. Aqui, é possível entender, de modo amplo, a realidade financeira e a possibilidade de estabelecer metas realistas. Desse modo, é fundamental analisar subtópicos dentro desse orçamento, como:

Identificar todas as fontes de receita – Aqui, é urgente analisar todas as entradas de dinheiro, as fixas e as não fixas. É importante catalogar, ainda, se são vendas ou serviços e, ainda, se existem outras fontes de receita, como por exemplo parcerias.

É válido ainda, analisar os custos fixos e variáveis da empresa. Nessa perspectiva, os custos fixos são aqueles como salários, aluguel, serviços públicos, entre outros. Já os variáveis, são caracterizados por comissões de vendas, por exemplo, entre outras demandas que sofrem flutuações.

Não menos importante, é urgente prever imprevistos e, para isso, deve – se reservar sempre uma parte do orçamento para gastos inesperado, como aumento de preços de fornecedores, por exemplo.

Tudo isso garante um orçamento detalhado e eficiente.

Fluxo de Caixa 

O fluxo de caixa exige atenção dentro das Finanças Empresariais. Isso porque é a ferramenta que indica a quantidade de dinheiro entrando e saindo por um período pré determinado de tempo. Assim, é importante manter um fluxo de caixa saudável e, para isso, há algumas medidas que devem ser adotas, como:

  • Monitorar entradas e saídas – Aqui, é importante analisar cada transação financeira, independente do valor dessa, já que ajuda, inclusive, a descobrir possíveis alterações ainda no início.
  • Receber de forma eficiente – Formas rápidas e efetivas de cobrança são um tópico importante. Aqui, é indicado, por exemplo, pagamento online e, também, incentivos fiscais como descontos quando pagamento à vista favorecem o fluxo de caixa.
  • Projeções – Medida imprescindível a ser adotada é a promoção de projeções à longo prazo. Assim, deve ser levado em consideração, portanto, sazonalidade, períodos de baixa e, também, picos de vendas, favorecendo o controle do fluxo e possíveis saídas inesperadas.

Controle de Endividamento – Finanças Empresariais 

O endividamento, quando em excesso, pode levar ao fim do negócio. Pequenas empresas são vítimas frequentes de financiamentos e de empréstimos para manter as operações e, assim, a saúde financeira da empresa fica comprometida.

Assim, para evitar esse tipo de situação, é importante avaliar a real necessidade de crédito. Desse modo, é válido analisar o problema de forma ampla e minuciosa e, se possível, resolver os problemas por meio de reorganização de prazos e, também, de ajustes operacionais, antes de investir em medidas de crédito externas.

A taxa de juros devem também ser negociadas. Aqui, antes de adotar créditos, como citado acima, é importante analisar as taxas e suas variações, levando em conta que, taxas altas tendem a prejudicar a saúde financeira da empresa a longo prazo.

Por fim, é importante ter um plano de pagamento para evitar dívidas em aberto por longos períodos. O pagamento de dívidas de modo equilibrado é importante para que o fluxo de caixa não sofra grandes impactos.

As Finanças Empresariais devem vir acompanhadas de práticas eficientes de gestão, o que acompanha um orçamento sólido, diversificação de receitas e outros pontos importantes que devem ser analisados para garantir o sucesso das finanças empresariais.

Veja ainda: Títulos Públicos: Funcionamento e Impacto na Economia do País

Deixe um comentário