O Ticket Médio é um dos indicadores usados para analisar, e entender com facilidade, o desempenho de vendas de um negócio. Nessa perspectiva, a ferramenta funciona como uma métrica, que traz o valor gasto por um número de clientes em cada compra, em um período de tempo determinado.
De modo geral, avalia o volume de vendas e, por meio disso, é possível identificar as tendências de consumo. Fornece, portanto, insights únicos sobre o comportamento do compra dos cliente, o que faz com que os empresários tomem decisões estratégicas, de venda e de marketing, visando um maior número de clientes.
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Importância do Ticket Médio
O Ticket Médio é um indicador que facilita a vida do empresário e tem impacto em várias frentes de negócio. É importante, por exemplo, na avaliação de desempenho, já que permite avaliar o quanto uma estratégia de venda é efetiva.
A título de exemplo, se o valor médio das compras sofre um aumento considerável pode indicar que as estratégias usadas pelo empresário, como o cross selling, isto é, a venda de produtos complementares ou a upselling, venda de produtos de alto valor agregado estão funcionando com maestria.
A ferramenta é útil também no controle de custos e preços. Já que com o indicador em mãos, é possível analisar se o preço está de acordo com o perfil dos clientes que deseja atingir e, também, com um mercado competitivo. Analisando, de maneira geral, se os custos estão cobertos pelas vendas.
A previsão de faturamento também é beneficiada com o indicador já que com a média de vendas e do número de clientes em si, estimar o faturamento futuro a curto e longo prazo fica mais fácil, o que favorece um planejamento financeiro sólido e efetivo.
Ajuda, ainda, a segmentar os clientes de acordo com o padrão esperado pelo empresário, o que permite, a partir daí, personalizar campanhas de marketing mais direcionadas, garantindo um melhor desempenho como um todo.
Cálculo do Ticket Médio
O cálculo do Ticket Médio é direto e tem uma forma intuitiva. Sendo ela:
Como exemplo temos: Uma loja teve um total de vendas em torno de R$50.000, que vai ficar no local de faturamento total. Realizou 1.000 transações, que vão ficar no lugar de número de vendas. Logo, em média, cada cliente teve um gasto de R$50,00 por compra no período em questão.
A partir disso, as empresas buscam aumentar ou abaixar o ticket médio, para que a partir daí, tenham informações mais precisas sobre as vendas.
Por exemplo, uma loja de roupas tem um ticket médio de R$100. A fim de aumentá lo, a empresa sugere uma promoção que vai favorecer a vendas de mais acessórios. A promoção é um sucesso e, após ela, o indicador sobe para R$120,00. O aumento ilustra a eficácia da estratégia, o que indica que a loja está vendendo mais produtos por cliente.
Há, também, a possibilidade de reduzir o ticket médio. Aqui, se em um restaurante, o ticket foi de R$80 para R$60, indica que a qualidade dos pratos reduziu ou, ainda, que os clientes estão optando por pratos mais baratos. É preciso, portanto, identificar as causas da queda e indicar estratégias que aumentem o indicador, como promoções e pacotes e a fidelização de clientes.
O Ticket Médio é, portanto, uma métrica simples mas de alta eficiência. Por meio ela é possível traçar excelentes estratégias que vão alavancar o seu negócio, aumentando suas oportunidades de vendas e fazendo melhorias efetivas em suas estratégias de marketing.
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