O Fundo Cambial é um tipo de investimento direcionado para quem deseja realizar transações com moedas estrangeiras, com o euro ou o dólar. Nesse sentido, é comum que investidores busquem diversificar os seus fundos e, assim, o seu portfólio, buscando uma maior rentabilidade e, com esse fundo, há a opção, de proteger o capital contra a possível desvalorização da moeda local.
Nessa perspectiva, esse tipo de fundo é atrelado diretamente a ativos relacionados com moedas estrangeiras, o que inclui a aquisição dos instrumentos financeiros como títulos emitidos em outras moedas e contratos de câmbio, a fim de ter uma valorização do capital tendo como base a variação das moedas estrangeiras quando comparada a local.
O fundo é ainda múltiplo, já que pode ser utilizado para especulação ou para proteção (hedge), de acordo com a estratégia adotada pelo gestor em questão. De maneira prática, quando o dólar está em alta, o fundo cambial hiper valoriza e o patrimônio cresce.
Veja ainda: Volatilidade: O que é e Como Lidar com as Oscilações do Mercado
Funcionamento do Fundo Cambial
O funcionamento do Fundo Cambial é similar aos fundos de investimento. Nesse cenário, o investidor adquire cotas de fundo e analisa o crescimento dessas ao longo do tempo, aqui, é possível analisar as variações desses de acordo com as flutuações cambiais, de acordo com a moeda que o fundo está exposto.
A gestão do fundo é feita por profissionais de alto nível, os quais decidem desde a moeda a ser investida até os ativos relacionados a essa, a fim de obter um retorno maximizado.
Vantagens
São diversas as vantagens de investir em fundos cambiais. Entre elas a diversificação internacional, isto é, permite que o investidor tenha uma alta exposição aos mercados estrangeiros, sendo uma proteção econômica contra a instabilidade financeira, inclusive sendo uma proteção contra a desvalorização do real.
É, ainda, um excelente potencial de valorização, já que o fundo pode ter ganhos significativos, por exemplo, quando compara – se o dólar ao real, já que o primeiro tende a ter uma valorização mais alta.
Os fundos oferecem ainda uma excelente liquidez, isto é, o investidor pode ter acesso a suas cotas de forma automática e rápida, sendo excelente para movimentar o dinheiro se houver necessidade.
Além disso, os fundos cambiais são acessíveis e atingem a diferentes tipos de investidores. Você pode começar com um valor mínimo e usar das variações cambiais múltiplas para favorecer o seu patrimônio. Há, ainda, as taxas de administração que são baixas, favorecendo o investimento.
Desvantagens do Fundo Cambial
Há, ainda, desvantagens a serem consideradas ainda que as vantagens de optar pelo fundo cambial seja considerável. Assim como qualquer investimento, o fundo apresenta riscos pontuais que devem ser levados em conta, como a imprevisibilidade da flutuação das moedas.
Além disso, os ganhos que tendem a ser promissores podem ser revertidos em perdas consideráveis, o que exige atenção antes de investir nesse tipo de ativo. É importante, ainda, que o investidor fique atento as taxas de administração que impactam, de maneira considerável, a rentabilidade líquida do fundo.
Por fim, o Fundo Cambial são uma excelente opção para quem busca se proteger das variações do mercado local ou, ainda, para quem quer envolvimento com o mercado financeiro exterior. Porém, é necessário avaliar, com atenção, os riscos em torno desse para traçar uma melhor estratégia de investimento.
Saiba mais: Especulação Imobiliária: Desafios e a Questão Legal da Prática