Valuation: Entenda o Conceito e Sua Importância para os Negócios

O Valuation faz referência a determinação do valor econômico de uma empresa, um projeto ou um ativo. O termo é usado com relevância no mundo dos negócios, sobretudo por gestores, investidores e empreendedores. Pensando nisso, trouxemos diversas informações que envolve esse termo e tudo o que você precisa saber sobre essa avaliação.

Nesse sentido, de modo prático, o valuation é uma avaliação financeira que mede, de maneira minuciosa, quanto um investimento ou uma companhia vale do mercado. Essa avaliação é feita tendo como base múltiplos fatores variáveis, como perspectivas de crescimento, dívidas, receitas, lucros, ativos e condições do mercado como um todo.

São, ainda, diversos métodos que envolvem essa avaliação, porém, todos buscam oferecer uma estimativa precisa de um valor real da empresa, uma vez que esses dados ditam grande parte das decisões financeiras e das estratégias de crescimento da empresa.

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Valuation – Quando usar? 

O Valuation é uma avaliação essencial no mundo dos negócios. Isso porque sua precisão facilita diversas transações comerciais, como a aquisição e fusão de empresas. Nessas transações, a avaliação é o método ideal para determinar o valor justo de mercado da companhia desejada na aquisição, sendo uma base minuciosa para definir o preço de compra ou até mesmo das trocas de ações.

Além disso, é uma ferramenta útil quando o assunto é a prospecção de futuros investidores, já que por meio dela é possível que os investidores avaliem o risco, de maneira geral e, também, o retorno potencial do investimento. Dessa forma, o investidor tem clareza do preço para oferecer sua participação acionária.

A avaliação é, ainda, uma ferramenta essencial para o planejamento estratégico. É possível que as decisões tomadas, como novos investimentos, expansão de mercado e até reestruturação de operações, sejam tomadas de maneira mais assertiva com uma mínima margem de erro.

É importante ressaltar ainda que, como uma das variáveis é a capacidade de pagamento de dívidas, por meio da avaliação é possível renegociar com credores, deixando as condições de pagamento mais favoráveis.

Por fim, é uma importante aliada em casos de abertura de capital (IPO), já que define as ações ou até mesmo  o valor da venda de modo que os donos não percam valor ao vender sua participação e, ainda, que o compradores paguem um preço justo pela empresa.

Métodos de Valuation 

O Valuation abrange diversos métodos, assim como já citado e, por isso, ficar atento a essa variação é importante para que você opte pelo método mais favorável para você. Entre eles:

  • Fluxo de Caixa Descontado (FDC)

O método tem como base a projeção dos fluxos de caixa futuros da empresa, os quais são descontados a uma taxa que tende a refletir o risco que esse investimento oferece.

  • Múltiplos de Mercado

O valor aqui é pré determinado por meio da comparação com outras empresas que são similares no mercado. Usa – se aqui, múltiplos como EV/EBITDA (Valor da Empresa sobre Lucro Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização) ou P/L (Preço sobre Lucro).

  • Valor Patrimonial

Aqui, é levado em conta o valor dos ativos de uma empresa e são descontados suas dívidas. Esse, é recomendado para empresas que já estão em estágios maduros ou, ainda, que tem baixa projeção de crescimento.

O Valuation é essencial nesse mundo corporativo. Por isso, entender o valor de um negócio e todas as suas variáveis é o ideal para maximizar seus resultados e diminuir os riscos.

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