Trading: Guia para Começar e Ter Sucesso no Mercado Financeiro

O Trading é um dos principais tópicos buscados por quem está começando a atuar no mercado financeiro. De modo prático, faz referência a venda e compra de ativos financeiros, como commodities, ações, moedas ou criptomoedas, tendo lucro como principal objetivo majoritário.

Esse tipo de investimento ganha cada vez mais espaço já que, de modo contrário ao investimento tradicional, visa uma valorização a curto prazo, tendo como base o lucro com as flutuações de preço desses tipos de ativos.

De modo prático, traders são os investidores que buscam aproveitar as variações do mercado, comprando ativos a preços baixos e vendendo quanto esses estiverem altos. O lucro, nesse tipo de investimento, tende a ser alto, porém, é, ao mesmo tempo, um alto risco e, por isso, realizar uma boa preparação é ideal antes de optar por esse tipo de ferramenta.

Veja ainda: Value Investing: A Arte de Investir com Rigor e Paciência

Estilos de trading 

São diversos os estilos de trading, que sofrem variações levando em conta um mercado volátil. Pensando nisso, trouxemos as principais informações em torno dos estilos de trading. Confira:

  • Day Trade

O day trade faz referência as operações que são realizadas no mesmo dia. Aqui, o objetivo é aproveitar as variações de preço diárias, em que o trader compra e vende ativos dentro do mesmo pregão. Uma habilidade exigida nesse tipo de trading é a agilidade e atenção, já que exige ações precisas e rápidas.

  • Swing Trade

O swing trade é a manutenção das operações por alguns dias ou semanas. O trader analisa, portanto, as oscilações do mercado, o chamado swing, e opera em movimentos de preço que são mais amplos. De modo geral, o foco é a análise técnica, a qual envolve indicadores e gráficos que preveem tendências futuras do mercado financeiro tanto a curto quando a médio prazo.

  • Position Trade

O position trade tem um horizonte mais amplo. O tempo é mais longo e, assim, o trader compra ativos e os mantém durante, semanas, meses e, em alguns casos, até anos. Esse tipo de trading é direcionado, de maneira minuciosa, para a avaliação das tendências estruturais no mercado.

  • Scalping

O scalping é uma estratégia múltipla. Se baseia nas diversas transações de compra e venda ao longo do dia, sendo muitas delas, aproveitando todas as pequenas flutuações de preço. Busca, portanto, lucros imediatos, de modo geral de frações de centavos, sendo um enorme número de operações. Assim como maior o lucro, maior a atenção e a disciplina, já que é uma plataforma de alta velocidade.

Funcionamento do Trading 

O trading é realizado exclusivamente pelas corretoras, que são plataformas online nas quais há a possibilidade de acessar os mercados, vender e, também, comprar ativos. A plataforma oferece uma variedade de mercados, como:

  • Forex (moeda) – Mercado de câmbio, em que há a compra e a venda de moedas de países diferentes, como o dólar.
  • Ações – Fazem referência a parte de propriedade de uma empresa. A compra de ação garante uma sociedade com a empresa em questão.
  • Criptomoedas – As moedas digitais, como o Ethereum, ganhou alta relevância nos últimos anos.
  • Commodities – Produtos como grãos e petróleo são comprados e vendidos dentro do mercado de commodities.
  • Futuros e Opções – Esses são caracterizados por contratos que garantem que o trader aposte em futuros preços de ativos, com alto lucro e alto risco.

O trading é, portanto, uma forma nova e lucrativa de operar em mercados financeiros. Assim como altas chances de lucro, há também riscos significativos. Atente – se as informações em torno desse tipo de investimento.

Veja ainda: Taxas de Administração: Como Elas Impactam Seus Investimento

Deixe um comentário