Um dos principais gastos financeiros do mês são as compras e é aqui que, sem planejamento, os gastos podem ser exorbitantes e, assim, todo o orçamento do mês tende a ficar comprometido. Partindo desse princípio, a organização é a aliada principal no processo de compras e, por isso, vamos te orientar ao melhor modo de montar uma lista útil e sem desperdícios, para economizar nesse processo.
Confira também: Nômade Digital: Dicas Essenciais para Viver em Qualquer Lugar
Compras do mês
Fazer uma lista de compras é, sem dúvidas, a dica principal para conseguir uma economia considerável nesse momento. Desse modo, fazer uma lista detalhada, além de facilitar a visualização e economizar tempo no mercado, faz com que o consumidor compre, de fato, o que precisa.
A sugestão aqui fazer uma lista dividida em categorias. A título de exemplo, você pode usar a seguinte segmentação:
- Higiene – Sabonete, papel higiênico, escova de dente.
- Limpeza Geral – Sabão em pó, detergente, desinfetante.
- Proteínas – Ovos, carne, peixe, frango.
- Laticínios – Queijo, leite, manteiga, iogurte.
- Legumes e Frutas – banana, cenoura, tomate, batata, maçã.
- Alimentos básicos – feijão, arroz, farinha, açúcar, óleo, sal.
Além disso, fazer um inventário detalhado antes de sair de casa é um modo excelente de começar a lista, já que evita a compra de itens duplicados e consegue identificar, com atenção, o que falta de fato.
Orçamento para as compras
As compras são uma despesa fixa e mensal, a partir daí, um orçamento pré-estabelecido para esse tipo de situação, com um valor máximo, ajuda a controlar qualquer impulso de consumo. Pelo seu impacto na renda mensal, é imprescindível que o consumidor priorize os itens essenciais e, em caso de folga nesse orçamento, faça as aquisições extras.
Uma dica para não comprometer o orçamento por completo é aproveitar os cupons de desconto e as promoções. Você pode ficar atento aos aplicativos de supermercado e aos encartes, além disso, há a opção de comprar uma grande quantidade de produtos não perecíveis em promoção, pode ser uma excelente economia futura.
Planejamento para as compras
Além de um planejamento financeiro, a economia nas compras pode ser ainda maior se você planeja, com antecedência, suas refeições semanais. Aqui, mesmo que seja durante os dias úteis, ter uma noção de um cardápio diário, evita a compra de alimentos desnecessários e, também, ajuda a manter uma dieta equilibrada, sendo uma opção benéfica em ambos os sentidos.
É importante, ainda, adaptar esse cardápio de acordo com os legumes, verduras e frutas da estação, já que além de mais frescos, costumam ser, também, mais baratos. Priorizar marcas locais ou até mesmo as genéricas são uma boa opção, já que costumam ter preços mais acessíveis e boa qualidade.
Por fim, mas não menos importante, evite ir as compras com fome ou até mesmo com pressa. A urgência, em ambos os casos, faz com que o consumidor busque por itens de alto valor ou até mesmo desnecessários.
Fazer as compras com uma lista é uma pedida excelente para evitar todo esse tipo de cilada, além de economizar dinheiro, tempo e favorecer uma alimentação saudável.
Veja ainda: Parcelamento da Fatura: Como Funciona e Quando Vale a Pena?