Uma das alternativas para lidar com despesas do cartão de crédito é o parcelamento da fatura desse. A possibilidade é oferecida por algumas operadoras como uma oferta para ser usada em casos de emergência quando o cliente não consegue sanar as dividas de maneira integral no vencimento. Nesse sentido, assim como tudo o que envolve o cartão de crédito tem benefícios e malefícios, é importante ficar atento ao uso dessa para não cometer gastos desnecessários.
Veja ainda: Cheque Especial: Benefícios dessa alternativa de crédito
Parcelamento da fatura: O que é e como ocorre
O parcelamento da fatura permite, assim como citado acima, que o cliente ou divida o valor total em parcelas mensais ou que faça essa divisão com parte da fatura. Essa foi a alternativa criada pelas instituições financeiras para quem não pode pagar o valor completo da fatura e que deseja, também, evitar os juros exorbitantes do crédito rotativo.
Desse modo, obter o parcelamento é prático. Aqui, a maioria das operadoras permite que o parcelamento seja solicitado diretamente pelo aplicativo, via telefone, internet banking ou, ainda, diretamente na fatura.
Há, também, um valor mínimo para aderir ao parcelamento, esse leva em conta tanto o valor da fatura quanto a operadora escolhida. Além dessa, as parcelas seguintes conta com juros que devem ser informados no momento da contratação, ainda que menores que os do crédito rotativo, os juros podem ser, também, significativos.
É válido ressaltar também que o prazo de pagamento para as parcelas fica a critério do cliente, levando em conta, claro, a política do banco. De maneira geral, o número de parcelas fica entre 3 a 24 meses, o que deixa o modo de parcelamento ainda mais atrativo.
Porém, há uma desvantagem que deve ser levada em conta. O limite do cartão fica comprometido e só é liberado quando as parcelas são pagas, o que acontece gradualmente.
Parcelamento da fatura: O que é e como ocorre
Assim como qualquer oferta de crédito, o parcelamento de fatura traz vantagens e desvantagens significativas. Entre as vantagens do parcelamento da fatura estão, por exemplo, os juros menores quando comparados a outros tipos de crédito.
Uma outra vantagem é a organização financeira, já que permite distribuir o valor em diversos meses, o que faz com que o impacto do valor do cartão seja reduzido mensalmente. Tudo isso ajuda a manter as contas em dia, evitando atrasos que resultam em cobranças adicionais e em restrição de crédito, evitando, portanto, a inadimplência.
Porém, as desvantagens também devem ser levadas em conta. Ainda que baixo, os juros se acumulam, o que faz com que o valor da fatura fique cada vez mais alto.
Além disso, o compromisso feito é a longo prazo. Aqui, o cliente tende a ficar preso ao pagamento das parcelas, limitando toda sua flexibilidade financeira, além de comprometer o limite do cartão de crédito, que é reduzido, de maneira considerável, até que todas as parcelas sejam quitadas.
Use com consciência
O parcelamento da fatura exige um uso consciente. E, para isso, é importante analisar, de maneira minuciosa, os juros antes de aderir o parcelamento. Compare, portanto, as taxas de juros com outras opções também vantajosas, como os empréstimos pessoais.
Evite também o acúmulo de dívidas e, para isso, é importante certificar que o valor das parcelas seja compatível com o seu orçamento e, ainda, realizar o pagamento dessas em dia, já que atrasos resulta em juros adicionais e multas.
Por fim, é importante se planejar como um todo para que o parcelamento da dívida seja sua última alternativa. Aqui, é urgente priorizar o pagamento total da fatura e, se não for possível, ficar atento as nossas dicas para entender como usar melhor esse tipo de ferramenta.
Veja ainda: PJ ou CLT: Qual Regime de Trabalho Leva ao seu sucesso?