Uma das principais dúvidas no momento de realizar uma compra é qual o melhor método de pagamento, se parcelado ou à vista. Seja um serviço ou um produto, ambas as opções são tentadoras e possuem vantagens e desvantagens que impactam, assim como qualquer compra ou dívida, a saúde financeira do consumidor.
Veja ainda: Seguro de Vida: Características, Vantagens e Desvantagens
Pagamento à vista
As compras à vista são referentes ao pagamento do valor integral da compra ou serviço. Há, nesta opção, diversos benefícios, como uma gama de descontos, já que são diversos os estabelecimentos que oferecem descontos significativos nesse método de pagamento, sobretudo quando realizado via PIX ou dinheiro.
Além disso, ao pagar de uma só vez, os juros que são embutidos nos parcelamentos não existentes, o que já resulta em uma excelente economia. Isso facilita ainda a manter o equilíbrio no orçamento, já que a renda futura não fica comprometida.
Por fim, quando o pagamento é à vista, o cliente tem um maior poder de negociação, já que as chances são maiores e as condições tendem a ser mais vantajosas.
Porém, assim como toda opção de pagamento, há as desvantagens. O capital atual fica comprometido, o que reduz as reservas financeiras do mês em questão. Fato esse que resulta também em uma menor liquidez, isto é, em caso de emergência, os recursos disponíveis são poucos.
Pagamento parcelado
Assim como a opção de realizar compras à vista, a opção comprar pagamento também existe. Entre as vantagens estão a facilidade no planejamento, que permite distribuir, de maneira que alivie o orçamento pessoal, o custo ao longo do tempo.
Dessa forma, é ainda mais fácil adquirir bens de alto valor agregado, como veículos e eletrodomésticos, que ficam mais acessíveis quando comprados desse modo.
É, portanto, mais fácil de realizar a manutenção da liquidez, já que, mesmo que a compra tenha um alto valor, não há comprometimento total do valor de uma só vez.
As vantagens são um importante fator a ser levado em conta, porém, é importante citar as desvantagens em torno desse tipo de pagamento.
Aqui, há as taxas de juros embutidos que seguem junto com o parcelamento e que encarecem, de maneira significativa, a compra.
Tudo isso somado a falsa sensação de poder aquisitivo, já que o parcelamento tende a levar o consumidor a gastar mais do que deveria e, ainda, ao risco iminente de endividamento, já que as parcelas podem se acumular e comprometer uma grande parte da renda mensal, são desvantagens que exigem atenção.
Qual o ideal: Parcelado ou à vista?
É importante, portanto, uma análise minuciosa sobre o tema, as vantagens e desvantagens, o seu perfil como consumidor e a necessidade da compra em questão.
Alguns fatores exigem ainda mais atenção, como a situação financeira atual, como por exemplo, é válido comprar à vista se o consumidor possuir uma reserva de emergência e que a compra não comprometa o orçamento por completo, do contrário, o parcelamento é a opção mais segura.
As taxas de juros devem ser avaliadas também de maneira minuciosa, se são juros justos ou abusivos e tudo o que os envolve.
É válido ainda listar suas prioridades financeiras. Aqui, considerar seus compromissos financeiros mensais a curto e a longo prazo é importante, antes de tomar qualquer decisão sobre as compras.
Um outro tópico importante a ser analisado e que tende a passar despercebido é a possibilidade de descontos, já que como citado acima, os descontos no pagamento à vista tendem a ser uma ótima opção quando comparado ao parcelado.
Analise todos esses fatores de maneira atenta e detalhada antes de tomar a decisão de adquirir um serviço ou produto que comprometa o seu orçamento por completo.
Confira também: Despesas Variáveis: Como Identificá-las e Assumir o Controle