As Despesas Variáveis fazem referência aos gastos que mudam com frequência ou de valor ao longo do mês. Essas, por sua vez, não possuem valores previsíveis, o que faz com que as variáveis flutuem de acordo com situações específicas ou de acordo com o consumo.
Nesse sentido, gerencias as finanças pessoais é urgente para que a saúde financeira se mantenha em dia. Uma vez que, as alterações nesse tipo de despesa tende a acarretar em grandes desequilíbrios se não forem geridas de maneira controlada.
Confira ainda: Títulos Públicos: Funcionamento e Impacto na Economia do País
Saiba mais sobre de Despesas Variáveis
As Despesas Variáveis são diversas, alguns exemplos práticos dessas são as contas de água, telefone e energia, contas de supermercado, gás de cozinha, lazer como viagens, restaurantes, cinemas, roupas, presentes e, ainda, reparos inesperados, como manutenção de eletrodomésticos e manutenção de carro.
A partir daí, é importante entender que essas variáveis podem comprometer todo o orçamento mensal se não tiver controle. Aqui, como os casos não são fixos, as pessoas tendem a subestimar esses gastos, que tendem a culminar no endividamento.
Características das Despesas Variáveis
O gerenciamento dessas despesas são importantes. Desse modo, criar um orçamento mensal, em que o orçamento seja dividido em despesas fixas, investimentos e variáveis, favorece o entendimento total dos gastos. A dica é definir, ainda, um limite para cada tipo de despesa variável, levando em conta seus objetivos e renda.
Para facilitar a visualização desse orçamento, há a possibilidade de usar aplicativos financeiros ou planilhas, para anotar todos os gastos, o que ajuda também a realizar alguns ajustes conforme o necessário.
Além disso, priorizar despesas também é uma boa opção para controle. Aqui, classificar as despesas variáveis em essenciais e não essenciais faz com que fique mais fácil a eliminação de gastos supérfluos.
Partindo disso, estabelecer metas de consumo também é uma boa opção. A redução de consumo de itens que são despesas essenciais e podem ser controlados, como por exemplo a energia é elétrica é uma boa opção, o que pode ser feito também com as despesas variáveis, com alimentação fora de casa, ambas ajudarão a economizar ainda mais.
Benefícios
São diversos os benefícios no controle de Despesas Variáveis. De maneira prática, um maior controle financeiro faz com que os gastos excessivos sejam evitáveis e, como consequência, permite que as contas fiquem equilibradas, de fato.
Além disso, sobras no orçamento são uma excelente possibilidade de investimentos, sendo ótimas oportunidades de aumentar a poupança.
É importante ressaltar ainda que, um controle positivo, favorece a saúde mental e financeira, reduz, portanto, o estresse ao saber que as finanças estão controladas e as demandas, desse setor, estão sanadas.
Por fim, planejar é um ato de liberdade, o controle favorece a realização de sonhos, já que ajuda a atingir objetivos mais rápidos, como uma viagem, a conquista da casa própria ou a compra de um carro, entre diversos outros objetivos de vida.
Em síntese, é importante ter em mente que as despesas variáveis são inevitáveis, porém, ter um gerenciamento pautado na disciplina e na organização favorecem a passagem por essas com tranquilidade.
Logo, planejar o orçamento e ter hábitos financeiros saudáveis, sobretudo o hábito de manter uma reserva em caso de emergência, faz com que o indivíduo tenha mais liberdade e mais segurança para construir o seu futuro financeiro.
Veja ainda: Finanças Empresariais: Erros Comuns e Rentabilidade Empresarial