Pontos do Cartão de Crédito: Como Acumular e com o que Usar

Um dos melhores benefícios relacionado ao cartão de crédito é a possibilidade de acumular pontos. Os programas de pontos dos cartões de crédito são ferramentas excelentes para quem deseja transformar os gastos comuns do dia a dia em diversos benefícios, como viagens, produtos, descontos e cashback.

Nesse cenário, de maneira prática, os pontos dos cartões de crédito são considerados um tipo de referência oferecidas pelos bancos e instituições financeiras tendo como base os valores gastos pelo titular desse. As compras realizadas são, portanto, transformadas em pontos, que quando acumulados, podem ser trocados por diversos benefícios, seja eles oferecidos pelo próprio banco ou por instituições parceiras desse, como lojas, serviços e companhia aéreas.

Confira: Drex: Todos os Segredos da Nova Moeda Digital do Brasil

Aprenda a acumular pontos dos cartões de crédito

A ideia de acumular pontos dos cartões de crédito e trocar por benefícios é estimulante. E, por isso, separamos um passo a passo detalhado para que você possa colocar esse benefício em prática. Sendo ele:

  • Cartão e Programa de Pontos – Aqui, é necessário escolher um cartão que ofereça esse tipo de programa de recompensas. São diversas as possibilidades e, nossa dica aqui, é escolher um cartão que acumula ponto por cada real gasto, para que os benefícios sejam otimizados, já que muitos oferecem a opção em dólar.
  • Centralize gastos – As despesas diárias devem ser realizadas todas nesse cartão, desde as mais simples, como combustível, supermercado, até as contas maiores devem ser realizadas no cartão de crédito. Porém, essa política exige atenção para não perder o controle das dívidas.
  • Promoções – A fim de estimular ainda mais o uso do cartão, muitas operadoras liberam promoções temporárias, como por exemplo bônus em compras específicas e pontos em dobro, por isso é importante ficar atento a essas.
  • Pagar a fatura em dia – O planejamento é importante pois em caso de atraso de pagamento, os pontos acumulados podem ser anulados ou ainda gerar taxas que tendem a superar os benefícios.

Consulta e Uso dos pontos dos cartões de crédito

Os pontos dos cartões de crédito ficam retidos no aplicativo e, por lá, é possível acompanha lós diariamente. Além do aplicativo do banco, é possível realizar a consulta também por meio do site oficial do programa de recompensas e, também, por meio da central de atendimento ao cliente.

Já o uso dos pontos abrange diversas atividades. É possível, por exemplo, trocar pontos por passagens aéreas e hospedagens. Essa é, inclusive, a forma mais popular do uso desses, já que com as milhas o cliente pode não só emitir as passagens como também fazer upgrades de classe.

Há, também, a possibilidade de resgatar serviços e produtos. Muitos programas oferecem diversos catálogos com itens para casa, eletrodomésticos, eletrônicos e até mesmo experiências, como passeio de balão e ingressos para shows.

O cashback é também uma possibilidade para a conversão de pontos, a fatura pode, inclusive, ser reduzida com tais pontos, favorecendo a economia mensal.

Os descontos em lojas parceiras também são úteis, aqui, é possível obter ótimas porcentagens em farmácias, varejistas e em restaurantes.

Potencialize os seus pontos

São diversas as possibilidades de uso dos pontos dos cartões de crédito e, pensando nisso, para que o cliente tenha uma rentabilidade ainda maior, trouxemos dicas pontuais para que o uso desses pontos seja maximizado.

Entre elas há o planejamento dos resgates. Aqui, os pontos tendem a ter um valor maior quando utilizado em promoções especiais ou, também, quando transferidos para programas de milhas, sendo uma ótima possibilidade de resgate.

Comparar o custo – benefício também é importante uma vez que, as vezes, trocar os pontos por produtos pode não ser tão vantajoso quanto usá los como cashback ou com viagens. Por fim, ficar atento aos prazos de validade também é importante para não correr o risco de expirarem.

Portanto, planeje o uso dos pontos de cartão de crédito com atenção e aproveite os benefícios em torno desse.

Veja ainda: Tarifas Bancárias: O Que São e Como Reduzir os Custos

 

Deixe um comentário