Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo: Veja mais sobre

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é o indicador principal usado para medir a inflação no país. Nessa perspectiva, o índice reflete as variáveis de serviços e preços de produtos consumidos pelas famílias que tem como base rendimentos de 1 a 40 salários mínimos. A partir daí, é válido acompanhar o IPCA para entender seu impacto no poder de compra, nos investimentos de modo geral e, também, na economia como um todo. 

Assim como citado acima, o IPCA é a referência central para as metas de inflação definidas pelo Conselho Monetário Nacional, além de influenciar também na taxa básica de juros, a taxa Selic. De modo prático, o índice tem impacto direto nos reajustes salariais, nas tarifas públicas, nos contratos de aluguel, entre outras demandas do dia a dia.

Confira também:

Monitoramento do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo

A inflação é monitorada mensalmente pelo IBGE. Essa monitoração sistemática é pela alta variabilidade do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo . Aqui, há alguns fatores que tendem a alterar o comportamento do índice, entre eles:

  • Combustível – As oscilações nos preços do diesel, etanol e gasolina impactam de maneira significativa o índice.
  • Serviços – Mudanças nos preços de serviços essenciais como saúde, educação e transporte também tem alto impacto no índice.
  • Alimentos e Bebidas – Essa, tem alto impacto no cálculo do IPCA, e está sujeito a preços internacionais e a variações climáticas.

Mais informações sobre o IPCA

Assim como citado acima, é o IBGE o responsável por analisar, de maneira minuciosa, o IPCA. Assim, mensalmente, o órgão divulga o relatório com o IPCA detalhado, incluindo todas as variáveis que mais contribuíram para o índice, sendo elas os produtos e serviços que mais sofreram alterações.

Além dessa análise, com frequência profissionais capacitados da área e especialistas fazem previsões econômicas a fim de facilitar o entendimento das tendências econômicas futuras.

Aqui, é válido ressaltar que o IPVA acumulado no ano é o reflexo da evolução da inflação durante os meses desses. É por meio desse que as previsões para o próximo ano são feitas, sendo essas análises importantíssimas para investidores, grandes empresas e até mesmo famílias que fazer um planejamento financeiro.

IPCA dia a dia 

De modo prático e ainda mais detalhado, a inflação quando está sob controle faz com que o poder de compra da população se mantenha estável, porém, quando em alta, os juros ficam abusivos, os créditos ainda mais altos e o consumo é afetado como um todo.

A título de exemplo, essas são as variáveis do nosso dia a dia que são afetadas pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo:

Poder de compra – Quando a taxa de IPCA está alta, o pode de compra do dinheiro é reduzido, isto é, com o mesmo salário do mês anterior, o cidadão não consegue comprar a mesma quantidade de produtos ou opta pela qualidade reduzida desses, já que reduz também o valor.

Reajustes – Grande parte das aposentadorias, salários e benefícios são reajustados de acordo com esse índice, tudo isso voltado para que o consumidor mantenha o seu poder de compra, como explicado acima.

Aluguel – Os Contratos de aluguel são atualizados anualmente e tem o índice como base. Logo, se aumentar, aumenta de maneira significativa o aluguel.

Produtos e Serviços – Os produtos e serviços sofrem alterações de acordo com o índice. Assim, quando o índice está alto, o custo de vida também está, já que aumenta o valor de transporte, alimento, saúde, educação e habitação.

Juros – O IPCA é também responsável pelos juros, pela Selic. Desse modo, se a Selic está em alta, financiamentos e créditos também estão, o que desestimula o consumo.

Tarifas Públicas – As tarifas que são administradas pelo governo também sofrem alterações, como transporte público, energia elétrica e plano de saúde, o que pesa o valor nas despesas fixas mensais.

Por fim, é importante ficar atento as taxas de inflação e a tudo o que as envolve para ter em mente que os gastos podem sofrer variações consideráveis.

Veja ainda:

Deixe um comentário