Finanças Digitais: Soluções Inovadoras de Controle Financeiro

As Finanças Digitais são uma realidade brasileira atual. Nesse sentido, esse tipo de finança é caracterizado por uma gestão financeira digital, marcada por ferramentas didáticas e intuitivas que possibilitam a organização das planilhas de modo prático, facilitando a administração das finanças como um todo.

 

Benefícios – Finanças Digitais

O uso de ferramentas digitais para fazer a manutenção das Finanças Digitais traz múltiplos benefícios e, por isso, tem alta adesão da população brasileira como um todo.

Entre os benefícios está a automação de processos, que facilita, em larga escala, os processos financeiros manuais, entre eles emissão de boletos, conciliação bancária e controle de despesas.

Tais ferramentas tem, ainda, uma maior precisão. Essas, são projetadas para evitar o impacto de erros humanos, garantindo que os registros financeiros tenham uma maior precisão e, por consequência, evite discrepâncias que possam afetar a saúde financeira da empresa.

Há, ainda, a possibilidade do acesso em tempo real das finanças digitais. Nesse sentido, é possível acessar as finanças via smartphone ou computador, facilitando tanto o controle quanto a tomada de decisões rápidas se necessário.

É ainda uma ferramenta de excelência que favorece a melhoria no fluxo de caixa, já que é possível acompanhar a entrada e a saída de dinheiro em tempo real e de forma detalhada, o que favorece a gestão de recursos.

Nessa perspectiva, há, também, os relatórios e as análises rápidas emitidas por essas ferramentas, por meio delas é possível visualizar e analisar o desempenho financeiro da empresa, o que tende a resultar em tomadas de decisões mais estratégicas e com bases mais sólidas.

Ferramentas 

As Finanças Digitais trazem diversas ferramentas e ajudam, assim como já citado acimo, no gerenciamento das finanças de maneira eficiente e, de fato, efetiva. São diversas as ferramentas e cada uma auxilia em um tipo de serviço. Entre as mais recomendadas para esse tipo de aplicação, então:

Softwares de Contabilidade – Fundamentais na organização contábil e fiscal da empresa. Isso porque a ferramenta facilita o controle de receitas e despesas, calculam impostos, geram documentos contábeis e, ainda, emitem relatórios financeiros.

Nesse sentido, entre eles há diversos exemplos, como ZeroPaper, QuickBooks e ContaAzul, todos com múltiplas funcionalidades, como emissão de notas fiscais, relatórios financeiros, controle de fluxo de caixa, integração com instituições financeiras, entre outros.

As ferramentas de gestão financeira são, também, essenciais para manter o fluxo de caixa. Nesse sentido, ajudam a registrar entradas e saídas, além de prever o fluxo de caixa futuro e, também, identificam a probabilidade de problemas financeiros com antecedência.

Aqui, as ferramentas são múltiplas e, entre elas, as mais populares são a Nibo, Mobills e Bling, que tem como funcionalidades o controle de contas a pagar e a receber, a gestão de dívidas, o controle de financiamentos e empréstimos e, ainda, a projeção de fluxo de caixa.

Já quando o assunto é pagar contas ou realizar vendas, as plataformas de pagamento digital são essenciais. Nesse sentido, elas permitem que o pagamento ocorra de maneira instantânea e segura, sem maiores complicações. Fazem isso de modo integrado com a contabilidade, o que é mais uma maneira de favorecer o controle financeiro.

Essas plataformas são populares e, entre elas, as mais usadas no Brasil atual são a PayPal, a PagSeguro e o MercadoPago, os quais tem como funcionalidade a geração e o pagamento de boletos online, a integração com o e-commerce e, também, os relatórios de pagamentos e de vendas.

Controle de Despesas – Finanças Digitais

Um dos fatores que exigem uma maior atenção dentro das Finanças Digitais são as ferramentas de Controle de Despesas. Manter um controle rigoroso dessas é fundamental por fim aos gastos evitáveis e, também, para favorecer a lucratividade.

Aplicativos como o GuiaBolso e o Despesas de Empresa, classificam as despesas, categorizam as compras e, também, emitem alertas para evitar qualquer tipo de gasto excessivo.

Somado a esse, os aplicativos de Planejamento Financeiro são, também, ótimos aliados. Aqui, é importante tomar decisões assertivas e estratégicas e, pensando nisso, é importante ter uma visão transparente e detalhada do futuro financeiro da empresa

Assim, ferramentas como o Trello, Planilhas do Google e Asana ajudam a criar oraçamentos, fazem projeções de receitas e, ainda, avaliam gastos e as melhores estratégias a longo prazo, facilitando o planejamento orçamentário.

São, portanto, diversas vertentes em torno das Finanças Digitais que exigem atenção como um todo.

Deixe um comentário