Tendências Financeiras: Inovação, Sustentabilidade e Crescimento

As Tendências Financeiras acompanham a globalização e, assim, a transformação digital que guia a sociedade atualmente. Entre as tendências estão as fintechs, as criptomoedas e os bancos digitais, que moldam cada vez mais nosso dia a dia.

Criptomoedas

O boom das Criptomoedas, uma das Tendências Financeiras, como o Bitcoin, aconteceu há poucos anos e revoluciou a mentalidade financeira, tendo impacto em vários cenários.

Um dos mais marcantes fatos foi a descentralização de redes baseadas em blockchain, o que favoreceu a eliminação de intermediários, como por exemplo governos e os bancos.

Isso faz com que as transações ocorram de modo direto, sendo mais acessíveis, rápidas e seguras, sobretudo para quem não faz uso de sistema bancários comuns.

Nessa perspectiva, as criptomoedas marcam ainda um estímulo a inovação financeira.

Aqui, a tecnologia blockhain já é usada em contratos inteligentes, em Finanças descentralizadas (DeFi) e em tokens não fungíveis, o que favorece a expansão de novos investimentos e negócios.

Tendências Financeiras – Desafios 

As criptomedas são, de fato, uma revolução entre as Tendências Financeiras, porém há controvérsias. Isso porque tem alta volatilidade e também preocupações com a segurança. Para sanar tais demandas, os Governos como um todo já estão implementando leis e regulamentos para evitar possíveis crimes financeiros e, também, para proteger os investidores.

Desse modo, estima se que, com que as medidas citadas acima, as criptomoedas tendem a se estabilizar e serão um peça chave na economia mundial daqui para frente.

Tendências Financeiras –  Fintechs e o Futuro

Marcada pela gama de soluções acessíveis e inovadoras, as fintechs prometem mais inovações no futuro.

O mercado das fintech cresce a nível exponencial com o aumento da globalização. Aqui, a automatização de setores de crédito, investimentos e, também, de serviços bancários básicos tende a ser ainda mais explorado.

Tudo isso somado ainda ao crescimento de tecnologias como Inteligência Artificial e machine learning, as quais irão oferecer serviços personalizados, como por exemplo serviços voltados para análise de dados, consultoria financeira e oferta de crédito.

Tendências Financeiras – Expansão Global

As Fintechs vieram também para solucionar o mercado das Tendências Financeiras. Isso porque favorece a inclusão financeira, sobretudo em países emergentes. A título de exemplo, as fintechs oferecem acesso a serviços bancários básicos e até a créditos alternativos, o que favorece a expansão e a liberdade financeira.

Parceiras

É esperado ainda que, nesse conjunto de lei que assegure investidores e clientes como um todo no mundo financeiro virtual, haja parceiras com grandes empresas de tecnologia, como Apple e Google, para favorecer ainda mais as soluções tecnológicas e reduzir, de maneira considerável, o número de erro nas transações comerciais.

 

Tendências Financeiras – Bancos Digitais

Os Bancos Digitais são, sem dúvidas, uma excelente opção na sociedade brasileira atual, a praticidade e agilidade dessa Tendência Financeira potencializam, e explicam, sua ascensão.

Nesse sentido, são diversas as vantagens dos bancos digitais entre elas a manutenção das transações financeiras por meio de aplicativos intuitivos, taxas inexistentes ou reduzidas, atendimento 100% online e 24/7 e, por fim, e o mais importante, ofertas personalizadas de acordo com o comportamento e saúde financeira do cliente.

Há, porém, desvantagens a serem analisadas. Aqui, a ausência de agências físicas pode ser problema para alguns usuários. Além dela, as limitações em serviços complexos, como por exemplo consultorias financeiras avançadas prejudicam a fluidez do sistema.

Logo, a busca pelo equilíbrio entre o digital e o tradicional é uma das opções que tendem a garantir uma manutenção segura financeira. A coexistência desses favorece soluções direcionadas e específicas.

Deixe um comentário