As Linhas de Crédito Bancário são uma ferramenta financeira que garante flexibilidade e, também, segurança para gerenciar recursos.
É, portanto, um limite pré aprovado, que o cliente pode usar para financiar demandas e projetos a longo prazo, sanar emergências e, também, equilibrar o fluxo financeiro.
Linhas de Crédito Bancário – Crédito Rotativo
Uma das Linhas de Crédito Bancário que existem é o Crédito Rotativo.
A reserva financeira é acessível e pode ser usada em qualquer momento, no geral, é vinculada a cartões de crédito ou a contas correntes.
Porém, as taxas de juros são as maiores do mercado e, por isso, é uma indicação mais adequada para uso emergencial.
Um exemplo prático de utilização dessa linha é quando uma empresa necessita de pagar fornecedores mas está sem dinheiro em caixa por falta de recebimento de vendas. É temporário e será sanado em breve.
Empréstimos pessoais
Os Empréstimos Pessoais ou Empresariais são direcionados para situações planejadas. Aqui, casos de reformas, compra de equipamentos e até expansão de negócios são uma opção para solicitar o empréstimo.
A vantagem de poder negociar tanto o prazo do pagamento quanto a taxa de juros no momento da contratação, da ao cliente um tempo maior de planejamento.
As taxas são, portanto, fixas, o que garante uma maior previsibilidade porém se solicitar as taxas variáveis, pode ocorrer a queda de juros em pagamentos antecipados, por exemplo.
Linhas de Crédito Bancário – Financiamento de Ativos
Esse é usado para bens materiais de alto valor agregado, como veículos, maquinario ou imóveis.
O bem adquirido já fica como uma garantia, o que faz com que o banco tenha um risco extremamente reduzido e, como consequência, sua taxas de juros mais baixas.
A título de exemplo, imaginemos um restaurante que compra geladeiras industriais por meio desse financiamento e o paga em parcelas fixas mensais.
Crédito Consignado
O crédito consignado é a opção ideal para quem deseja taxas reduzidas. Isso ocorre porque as parcelas são descontadas de maneira direta, em folha de pagamento.
Por causa desse feito, o risco de inadimplência é menor, sendo favorável tanto para o consumidor quanto para o banco.
Porém, a limitação de crédito é maior. O modelo está disponível para aposentados, pensionistas e funcionários públicos.
Linhas de Crédito Bancário – Antecipação de recebiveis
Esse modelo de Linhas de Crédito Bancário tem como foco empresas com vendas a prazo, já que permite assim a antecipação de valores futuros com o objetivo de equilibrar o fluxo de caixa.
Nessa perspectiva, é comum, portanto, entre lojistas que aceitam receber pagamentos por meio de cartões de crédito ou duplicatas.
Um exemplo mais palpável do assunto é quando uma loja antecipa os valores de vendas que foram parceladas para conseguir comprar um estoque em promoção.
Linhas de Crédito Bancário – Solicitação de Crédito
A Solicitação de crédito dentro das Linhas de Crédito Bancário envolve um processo minucioso e detalhado.
Acontece primeiro a Analise de crédito. Aqui, o banco avalia fatores como histórico financeiro, capacidade de pagamento e, também, score de crédito.
É comum, inclusive, solicitar garantias adicionais de pagamento, como aplicações financeiras ou imóveis.
Em seguida, ocorre a aprovação do limite, que se baseia no perfil financeiro do cliente e, também, no tipo de crédito solicitado.
O risco envolvido pode variar de acordo com a instituição que vai interferir, por fim, no valor final.
Ocorre em seguida a liberação, aqui o cliente utiliza o recurso do modo que desejar, podendo sacar, inclusive, o valor parcial ou total.
Aqui é importante ressaltar que os juros incidem somente sobre o valor que foi efetivamente utilizado.
Por fim, as linhas de crédito são uma opção atrativa e útil para a manutenção e equilíbrio das finanças, tanto para uso pessoal quanto para empresas de pequeno e médio porte.
Porém, seu uso exige alertas e avaliações minuciosas levando em conta taxa de juros e afins. Fique sempre atento às informações em torno do assunto.