São diversas as opções para Financiamento Pequenas Empresas, todos com diferentes rentabilidade, prazos de retorno e riscos. Assim, saber sobre cada um deles de modo detalhado é importante para fazer uma escolha com riscos minimizados e de alta rentabilidade futura.
Financiamento Pequenas Empresas – Linhas de Crédito Bancário
Nesse contexto, os bancos oferecem as mais diversas linhas de crédito para empresa privadas, das pequenas até as de alto impacto.
O Empréstimo Tradicional é uma delas. É indicado aqui para projetos voltados para a expansão, como a compra de equipamentos e, também, como capital de giro, para dar uma movimentação inicial a empresa.
Em geral, os Empréstimos possuem prazos mais longos. Aqui, suas taxas de juros sofrem variações de acordo com o banco escolhido, podendo ser variáveis ou fixas.
É válido ressaltar, porém, que para adquirir tal empréstimo, é necessário um bom histórico financeiro empresarial e garantias.
Crédito Rotativo é também uma das opções dentro do tópico. É um crédito pré aprovado, usado em casos de emergência, quando há, por exemplo, déficit em caixa. É uma solução de curto prazo porque as taxas envolto desses tendem a ser altas.
Uma outra forma de empréstimo para as empresas é o microcrédito. Essa, é direcionada para autônomos e para empreendedores.
É a opção ideal para quem busca menores valores e burocracia, sendo limitados a, de modo geral, R$20.000.
As taxas de juros são menores quando comparadas as tradicionais e é a opção ideal para quem deseja comprar ferramentas essenciais ou até mesmo mercadorias para seu negócio.
No nosso país, alguns exemplos de microcredito são o BNDES Microcrédito, que são linhas específicas para pequenos negócios e o Banco do Povo Paulista, que oferece microcréditos para MEIs.
Financiamento Pequenas Empresas – Fintechs e Bancos Digitais
Fintechs e Bancos Digitais são exemplos de financiamentos rápidos e acessíveis.
Nesse sentido, as plataformas online são uma excelente opção. Fintechs como Cora e como Creditas buscam oferecer créditos sem qualquer tipo de burocracia e, também, com análise 100% digital.
Aqui, os prazos e as taxas sofrem variações de acordo com o valor da empresa, porém os processos para a aprovação acontecem de modo ainda mais rápido.
Crowdfunding de Empréstimo
O Crowdfunding é um Financiamento Pequenas Empresas coletivo que conectam investidores a empresários, aqui, os investidores financiam os projetos e, como troca, recebem juros.
Aqui, empresas como a Nexoos fazem essa função. Como vantagem tem maior flexibilidade nas condições porém há limitações, entre elas a promoção de um plano de negócios sólidos visando atrair grandes investidores.
Financiamento Pequenas Empresas – Programas Governamentais de Incentivo
Como um dos Financiamento Pequenas Empresas há programas Governamentais de incentivos, aqui, o governo oferece excelentes linhas de crédito desde que sob condições especiais.
Entre elas há as Subvenções, com programas como FINEP, que financiam, via crédito subsidiário, inovações tecnológicas. Além dele, há, ainda o PRONAF direcionado para agricultura familiar.
Há benefícios fiscais em algumas regiões para empresas direcionadas, como empresas que criam empregos, sobretudo na área de tecnologia.
Parcerias e Sociedades
A estratégia combina colaboração e financiamento de modo claro e vantajoso para ambos.
Aqui, há o Aporte Privado, caracterizado pelo investimento de um sócio, por exemplo, em troca de participação na empresa.
Tem também as parcerias Estratégicas, nas quais empresas complementares compartilham custos operacionais ou até mesmo investimentos, ambos ajudando no crescimento um do outro.
Financiamento Pequenas Empresas – Análise
Para escolher a melhor opção de Financiamento Pequenas Empresas para a empresa é necessário fazer uma análise prévia sobre suas necessidades, como o prazo, o valor necessário e, também, o objetivo do financiamento.
É importante ainda avaliar o custo total por meio da comparação de juros, condições e encargos.
Evite também financiamentos que tendem a comprometer o fluxo de caixa.